terça-feira, 11 de setembro de 2012
Peças em cartaz em SP revelam bastidores do teatro
Quando sentamos nas poltronas de um teatro e vemos as cortinas se abrirem a nossa frente, não nos damos conta das confusões e contratempos que podem ocorrer antes de o show começar. A rotina de ensaios e os desentendimentos entre os atores são o tema das peças "Chá com Limão" e "Atrás do Pano", em cartaz na cidade.
A primeira montagem, em temporada no Teatro GEO, em Pinheiros, região oeste, tem texto dos dramaturgos franceses Danielle Navarro Haudecoeur e Patrick Haudecoeur com tradução de Rachel Ripani e Helen Helene. A trama mostra os ensaios de um grupo de artistas de talento questionável dois dias antes da estreia de uma nova peça.
Julio (Sérgio Guizé) não tem nenhuma experiência como ator e não acerta nunca a hora de entrar em cena, mas, por ser filho do produtor da montagem, conseguiu um lugar no elenco. Apesar dos muitos anos de carreira de Richard (Paulo Ivo), ele não passa de um canastrão inveterado que se acha no direito de interferir no trabalho de Clara (Ângela Dip), a diretora da peça.
Sophia (Gorete Milagres) é uma atriz já na fase da decadência que acredita ser uma grande estrela. Esses são alguns dos personagems da conturbada trupe do espetáculo.
Em "Atrás do Pano", em cartaz no Teatro Itália, na República, região central, um grupo de artistas, também muito atrapalhados, tem que colocar um espetáculo de pé e torcer para que o novo trabalho agrade o público, sob pena de perderem o espaço que têm para se apresentar. Um refletor de luz cai, há goteiras no teatro e a tensão cresce à medida que o início da temporada da peça dentro da peça se aproxima.
A autora do texto, Luiza Jorge, que também atua na montagem, quis trazer para a ficção passagens verídicas: "Muitas experiências foram vividas por mim ou contatas por colegas de palco", diz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário