No próximo dia 30 de junho, inicia-se o 43º Festival Internacional de Campos do Jordão, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, com organização da Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).
O Festival terá uma alentada programação artística, com mais de 78 concertos e a participação de uma extensa lista de grandes artistas. A direção executiva do festival será de Marcelo Lopes, a direção artística de Arthur Nestrovski e a direção pedagógica, de Cláudio Cruz.
Na edição deste ano, o festival, que terá duração de quatro semanas estendendo-se até 29 de julho, assumirá uma função pedagógica mais pronunciada. Retrato desse novo formato são os convênios fechados com cinco instituições. A Royal Academy Music – Londres (quinteto de metais), o Conservatório de Amsterdã (quarteto de cordas e quinteto desopros), o Conservatório Real de Haia (quarteto de cordas), o Peabody Institute (quarteto de cordas) e o americano Cincinnati Colege of Music (quarteto de cordas) participarão enviando alunos e professores para Campos do Jordão.
O convênio com as instituições internacionais visa possibilitar a troca de experiências e a criação de vínculos entre os músicos brasileiros e estrangeiros. “A Osesp está se valendo das relações construídas para oferecer a melhor experiência pedagógica e artística aos bolsistas”, explica o diretor artístico, Arthur Nestrovski.
A Orquestra do Festival, lançando mão dos recursos do Sistema Paulista de Música, já fortemente incentivados pelo Governo do Estado de São Paulo, será um ponto de encontro entre os melhores alunos brasileiros e seus pares internacionais vindos de instituições de referência no ensino musical.
Programação em Campos do Jordão
A abertura do 43º Festival de Inverno será em Campos do Jordão, no Auditório Cláudio Santoro, com um elenco estelar de cantores e o maestro dinamarquês Thomas Dausgaard regendo a Osesp e o Coro da Osesp, na missa Solemnis de Beethoven. Neste ano, todos os concertos do Auditório Cláudio Santoro terão transmissão ao vivo em telão instalado na Praça do Capivari.
O Festival começa na semana do centenário do nascimento do maestro Eleazar de Carvalho – figura indissociável tanto da história da Osesp quanto do festival, e que será homenageado nesta edição. A regente americana Marin Alsop, titular da Osesp e consultora artística do evento, irá ministrar cursos de regência e palestra, assim como o regente inglês Sir Richard Armstrong e o costa-riquenho (radicado nos EUA) Giancarlo Guerrero. Os três comandarão a Orquestra do Festival em três sucessivas semanas de ensaios e apresentações, com destacados solistas que participam também da Temporada da Osesp: a soprano Susanne Bernhard, o Violoncelista Johannes Moser e o pianista Nelson Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário