O Google lançou na última terça-feira (3) a segunda fase do Google Art Project (googleartproject.com ), serviço que disponibiliza na internet parte do acervo de museus, além de um passeio virtual pelas instituições. No Brasil, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) fazem parte do projeto.
"O objetivo é tornar a arte mais universalmente acessível. Poucas pessoas vão ter o privilégio de viajar pelo mundo e conhecer esses museus", afirmou Alessandro Germano, gerente de novos negócios do Google Brasil.
A Pinacoteca tem 98 obras disponibilizadas no Google Art Project (googleartproject.com ), e o MAM-SP, 89 obras. Cada instituição escolheu uma obra a ser digitalizada em altíssima resolução (7 bilhões de megapixel): o painel da dupla osgemeos no MAM-SP, e o quadro "Saudade", de Almeida Júnior, do acervo da Pinacoteca.
Para Marcelo Araújo, atual diretor da Pinacoteca e futuro secretário estadual da Cultura de São Paulo, a contrapartida que atraiu a instituição ao projeto foi a ampliação do acesso público ao acervo.
"Não há novidades quanto a isso. O objetivo aqui não é financeiro, mas sim o de ampliar o acesso e o projeto pedagógico que nós já desenvolvemos", disse.
A curadoria das obras que são disponibilizadas pelos museus é feita pelas próprias instituições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário